quinta-feira, 3 de abril de 2008

Madame Nazimova


A grande atriz de filmes "Silents" (filmes mudos) Alla Nazimova na verdade é Mariam Edez Adelaida Leventon, de origem judia, nasceu em Yalta, na Crimea (hoje Ucrânia) em 22 de maio de 1879, teve uma infância difícil, foi abandonada pela mãe e tratada como criada pelo seu pai. Foi para São Petersburgo, estudar teatro teve que se prostituir para sobreviver e bancar os estudos, já que seu pai estava falido e não tinha como sustenta-la mais.
Logo chamou a atenção pelo seu talento, Alla acabou se tornando uma das atrizes preferidas Stanislavski e Checkov disputando as atenções com a lendária Olga Knipper (também atriz da época). Nazimova é considerada, até hoje, a melhor intérprete feminina das peças de Ibsen.
Em 1905, Alla já estava fazendo uma excursão mundial com uma companhia de teatro, Nazimoza agora abraçava o ocidente definitivamente.
Casou-se em 1912, com o diretor gay Charles Bryant, e passou a viver definitivamente nos Estados Unidos, onde foi chamada para atuar pela Broadway e da Vaudeville (teatro de variedades), sendo uma da atrizes mais populares e bem pagas da época, excursionava em temporadas dentro de companhias.
Em 1916, trabalhou em diversos filmes para Hollyoowd, mas apenas 2 obras não se perderam com o tempo : Salomé e Camile.
Com toda euforia de Hollyoowd, Alla deu vazão a suas fantasia e começou a se envolver com mulheres. Comprou uma enorme mansão na Califórnia, com um enorme jardim, que após reformada, o batizou de Jardim de Allah. Lá ficou conhecido como o pont de encontro entre famosos, onde sempre havia muita farra, uso de drogas e orgias. Em seu Jardim também havia uma piscina em formato do Mar Negro para relembrar seu local de origem. Seu lar proporcionava privacidade a seu grupo, um bando de garotas, que denominava de "Sewing Circle". Quando queria se divertir fora do seu ninho, freqüentava o Mary's, um bar de lésbicas que era proprietária.
O término de seu casamento por conviniência com Charles Bryant (diretor de embuste de vários filmes em que Alla participava) levou-a a quase ruína total. Ele exigiu uma grande quantia em dinheiro e também que ela se responsabilizasse pelo acerto financeiro com os débitos do imposto de renda, sob ameaça de contar a todos a orientação homossexual da atriz.
Com o fim do cinema mudo, sua carreira entrou em decadência, não conseguia mais bons papeis,
nem nos palcos e nem nas telas, teve que vender o Jardim de Allah para sobreviver, o local virou um hotel e continuou usando um quarto do local como moradia.
Alla Nazimova morreu sozinha, em 13 de julho de 1945 devido as complicações de um enfarto. Sem familiares por perto, apenas vivia com Glesca Marshal atriz que conhecera cerca de 25 anos atrás. Mal sabia que a filha de sua irmã que não falava a anos, ironicamente iria ser tornar um exemplo do povo Americano, atuando como primeira-dama do Estados Unidos.

FILMOGRAFIA


Since You Went Away (1944) (as Nazimova) .... Zofia Koslowska
The Bridge of San Luis Rey (1944) (as Nazimova) .... Doña Maria - The Marquesa
In Our Time (1944) (as Nazimova) .... Zofya Orvid
Blood and Sand (1941) (as Nazimova) .... Señora Augustias Gallardo
Escape (1940) (as Nazimova) .... Emmy Ritter... aka When the Door Opened
My Son (1925) .... Ana Silva
The Redeeming Sin (1925) (as Nazimova) .... Joan
Madonna of the Streets (1924) (as Nazimova) .... Mary Carlson/Mary Ainsleigh
Salome (1923/I) (as Nazimova) .... Salome, stepdaughter of Herod
A Doll's House (1922) .... Nora Helmer
Camille (1921) .... Marguerite Gautier/Manon Lescaut in Daydream
Billions (1920) (as Nazimova) .... Princess Triloff
Madame Peacock (1920) (as Nazimova) .... Jane Goring/Gloria Cromwell
The Heart of a Child (1920) (as Nazimova) .... Sally Snape
Stronger Than Death (1920) .... Sigrid Fersen
The Brat (1919) .... The Brat
The Red Lantern (1919) .... Mahlee & Blanche Sackville
Out of the Fog (1919) .... Faith & Eve
Eye for Eye (1918) (as Nazimova) .... Hassouna
A Woman of France (1918)
Toys of Fate (1918) .... Zorah/Hagah... aka Tales of Fate
Revelation (1918) (as Nazimova) .... Joline... aka The Revelation
War Brides (1916) .... Joan

Nenhum comentário: